A importância de um Seguro de Vida em Grupo para Empresas

15 de março de 2017

Seguro de Vida

Como o nome já indica, o seguro de vida em grupo é um seguro de vida voltado para os funcionários de uma empresa. O objetivo é garantir proteção financeira para todos os colaboradores de uma instituição.

Trata-se de um investimento de baixo custo que proporciona mais segurança, pois com o Seguro de Vida Empresarial seus funcionários se sentem mais valorizados. Esse cuidado reflete nos resultados da empresa, pois favorece a produtividade e aumenta o índice de retenção dos seus talentos.

Quem escolhe as coberturas, vigência e forma de pagamento de um seguro de vida coletivo é a empresa que contrata o serviço. As indenizações podem ser feitas em casos de morte natural ou morte acidental, invalidez por acidente ou doença, perda de emprego, indenização de rescisões contratuais, doenças de filhos, diárias por incapacidade temporária, entre outros. Por  isso é muito importante que o seguro de vida em grupo seja claro sobre todas as situações de indenização cobertas aos seus empregados.

A principal vantagem do seguro de vida coletivo é o preço, já que por se tratar de uma única apólice, a que oferece o plano faz um preço especial para o produto e o valor do seguro de vida fica mais acessível para o segurado. Há outras vantagens, como dedução do Imposto de Renda dos pagamentos efetuados ao seguro, desde que se opte pelo regime de tributação do lucro real e inclusão automática de novos funcionários.

O pagamento pode ser feito pelo próprio segurado do valor integral, dividido entre segurado e empresa ou pago totalmente pela empresa. O segurado tem a opção de escolher seus beneficiários e ampliar o seguro para integrantes da família. Não é necessário que tenham um perfil pré-estabelecido pela seguradora para ter direito ao prêmio do seguro de vida em grupo. Desde que respeitados critérios como idade e doenças pré-existentes, todos podem ser cobertos.

O preço do seguro de vida empresarial varia conforme o tipo de serviço que a empresa oferece e das coberturas que se quer contratar. Em empresas com grande risco, como construtoras e usinas, a apólice pode ser mais cara do que para uma empresa de varejo ou comércio, por exemplo.

Quando ocorre a falta da principal provedora do sustento da família, de forma inesperada, seja por acidente ou por doença, geralmente o padrão de vida dos dependentes tende a cair. A indenização do seguro de vida permite que esses familiares tenham um tempo maior para se adaptarem e reestruturem financeiramente.

Portanto, o seguro de vida em grupo é uma forma mais prática e direta de uma empresa garantir o bem-estar de seus colaboradores, tendo um serviço abrangente e que garanta apoio financeiro aos dependentes, em caso de fatalidade.


Deixe um Comentário



WhatsApp WhatsApp