A Responsabilidade do Sindico no Seguro Condomínio

28 de março de 2018

Seguro Condomínio

Primeiramente, é importante saber o que é o seguro condomínio. O seguro de condomínio atende a todos os tipos de condomínio, sejam verticais, horizontais, residenciais, comerciais, mistos, de consultórios, escritórios, flats, shopping centers e apart-hotéis. O seguro para condomínio é obrigatório por lei, pelo menos no plano básico simples contra incêndio, queda de raio, explosões, queda de aeronaves e fumaça, ou seja, que provoquem destruição total ou parcial. O síndico é o responsável pela contratação e renovação do seguro condomínio, podendo até ser penalizado caso haja algum problema.

A legislação para o seguro condomínio está no Código Civil, Art. 1.346. “É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.” Os prêmios do seguro condomínio variam entre um contrato e outro. Por exemplo, condomínios comerciais costumam ser mais caros do que os residenciais. Existe uma exceção para condomínios horizontais, onde cada proprietário adquire apenas a cota do terreno para construção de sua casa, e nesse caso, é feito seguro condomínio partes comuns. Entre no site da Rotta Seguros e acesse o simulador seguro condomínio.

A modalidade seguro condomínio básico simples permite que demais coberturas possam ser contratadas individualmente, com valores de indenização definidos pelo contratante. A modalidade básica ampla abrange vendaval, impacto de veículos, danos elétricos, quebra de vidros, chuveiros automáticos, tumulto, greve, danos materiais aos portões, alagamento, desmoronamento, vazamento de tanques e tubulações. Outras coberturas para o seguro de condomínio são: pagamento de aluguel e roubo/furto qualificado. Consulte a corretora sobre coberturas da modalidade seguro condomínio cobertura ampla, seguro para condôminos e moradores e seguro responsabilidade civil.

Cabe ao síndico escolher por uma modalidade ou outra de seguro condomínio. Muitas pessoas se confundem com relação ao prêmio no que se refere ao valor, que não é definido pelo preço de mercado do imóvel, e sim, pelo custo de reconstrução de cada unidade por metro quadrado. Se o valor contratado não for condizente com a realidade, o síndico pode ser responsabilizado legalmente pelo erro. Converse com um corretor da Rotta Seguros e tire todas as dúvidas sobre legislação do seguro condomínio.

Em condomínios de apartamentos, é importante destacar que a proteção para as unidades individuais está restrita à sua estrutura física, ou seja, o seguro condomínio não cobre os bens que estão dentro do imóvel. Além da cobertura básica, é comum a contratação de coberturas extras para danos elétricos, responsabilidade civil, vidros e guarda de veículos na garagem, entre outras. No site da Rotta Seguros, saiba mais sobre as assistências 24 horas e serviços emergenciais do seguro condomínio. O seguro para condomínio poderá gerar indenização em dinheiro, por reparo ou por reposição dos bens danificados, mediante acordo com a seguradora.

Para quem acaba de adquirir um imóvel, e quer saber mais sobre a situação do seu imóvel, existem duas opções: marcar presença nas assembleias ou falar diretamente com o síndico. Caso queira, o condômino também pode contratar outra seguradora e fazer algo um seguro condomínio mais exclusivo e personalizado. As principais seguradoras trabalhadas pela Rotta Seguros são Porto Seguro, Allianz Seguros, Sul América Seguros e Bradesco Seguros. Outra opção é proteger o seu imóvel com um seguro residência.


Deixe um Comentário



WhatsApp WhatsApp