Qual é melhor, Seguro Condomínio ou Seguro Residencial?

11 de abril de 2018

Seguro Condomínio

Já sabemos que seguro para condomínio é obrigatório por lei, que o valor da contratação da cobertura básica é dividida entre os condôminos e que o responsável por sua contratação é o síndico. A legislação de seguro condomínio foi feita para garantir a proteção coletiva dos condôminos contra incêndio e outros riscos que causem destruição total ou parcial da edificação e danos contra as áreas comuns. Porém, existem alguns riscos que o seguro de condomínio não cobre e que são cobertos pelo seguro residencial.

seguro condomínio básico obrigatório cobre incêndio, raio e explosão, mas a apólice permite contratar outras coberturas adicionais, como desmoronamento, danos elétricos, quebra de vidros, roubo e furto de bens do condomínio, entre outras. Há também a possibilidade de se fazer na mesma apólice o seguro de responsabilidade civil do síndico e o seguro de vida para os demais funcionários.

A questão é que, essas coberturas só protegem danos às áreas e bens comuns do condomínio.

Aqui está a grande diferença entre seguro condomínio e seguro residencial. O seguro residencial foi criado para garantir cobertura para danos feitos a apartamentos ou casas que compõem o condomínio. Ao contrário do seguro condomínio, o seguro residencial protege contra danos ocorridos dentro das unidades. Vejamos a seguinte situação. Em caso de assalto, o seguro condomínio cobre somente o que for roubado nas áreas comuns, se a apólice incluir este risco.O que for roubado dos apartamentos só seria coberto pelo seguro residência com cobertura para bens roubados e furtados.

O seguro residencial oferece assistência para reparos domésticos, como chaveiro, conserto de eletrodomésticos, encanador e eletricista, entre outros. Um não é melhor que o outro, a verdade é que o seguro condomínio e o seguro residencial são complementares.Um é obrigatório, protege as áreas comuns e é dividido entre todos os condôminos. O outro é opcional, pago apenas pelo proprietário ou morador da unidade segurada e seu valor não chega a 1% do valor do imóvel.Os dois são baratos, importante se têm excelente custo-benefício.

Faça agora mesmo uma simulação online de seguro residência ou cotação de seguro condomínio no site da Rotta Seguros. Contratar um seguro residência ou seguro condomínio é coisa séria, pois se trata de proteger nossos bens mais valiosos.


Deixe um Comentário



WhatsApp WhatsApp