PLANO DE SAÚDE COBRE CIRURGIA BARIÁTRICA?

25 de março de 2019

Seguro Saúde

A obesidade é uma doença que pode trazer graves consequências à saúde como diabetes e hipertensão, entre outras. Muitas pessoas que sofrem com obesidade questionam se seu plano de saúde cobre cirurgia bariátrica.

Plano de saúde cobre cirurgia bariátrica: motivos

A cirurgia de redução do estômago pode ajudar uma pessoa a perder peso de maneira mais eficaz.  Mas para que o plano autorize a realização da cirurgia bariátrica, é importante que seja por motivo comprovado de saúde ou risco de vida do paciente,e não por motivos estéticos.

Para provar a necessidade da cirurgia bariátrica, é necessária a documentação do histórico de consultas com todas as alternativas buscadas para perda de peso, além do pedido médico com exames comprovando a necessidade da cirurgia, senão os planos de saúde podem se negar a autorizar.

Benefícios da Cirurgia Bariátrica

Segundo pesquisa de 2013 do Ministério da Saúde, 56,9 % da população brasileira apresenta excesso de peso, sendo 30 milhões de adultos obesos. A realização da cirurgia para redução de peso pode representar uma perda de 20% a 35% do peso inicial após dois ou três anos do procedimento. A cirurgia bariátrica está associada à melhora de doenças que surgem em decorrência de complicações da obesidade, como diabetes tipo 2 e câncer. A agência defende que a cirurgia não é a cura para a obesidade, mas sim um tratamento que ajuda no controle.

Além de conhecer as indicações para a cirurgia bariátrica, é preciso também compreender os riscos e implicações. É preciso desse que haja um acompanhamento médico e nutricional por toda a vida do paciente, além de mudança no estilo de vida com a inclusão de atividades físicas.

Tipos de Cirurgia Bariátrica

Para saber quais os tipos de cirurgias bariátricas são cobertos pelos planos de saúde, a Resolução Normativa 428, de 2017, em vigor desde 2/1/2018 estabelece regras específicas para a aprovação de procedimentos, técnicas, indicações e critérios para esse tipo de cirurgia. O plano de saúde cobre cirurgia bariátrica quando são pacientes entre 18 e 65 anos, com histórico de falha de no mínimo dois anos no tratamento clínico e com obesidade mórbida há mais de cinco anos: Gastroplastia e Colocação de Banda Gástrica.

Cirurgia bariátrica: plano de saúde cobre?

Os órgãos que regulam os convênios médicos entendem que os planos de saúde devem oferecer a cobertura de qualquer tipo de procedimento necessário para garantir a saúde do paciente, o que em alguns casos, inclui a cirurgia bariátrica.Logo, a cirurgia de redução do estômago,prevista no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, regulamentado pela ANS, deve constar na cobertura mínima obrigatória dos planos médicos.

Antes de tudo, procure ler todas as cláusulas do contrato de adesão do seu plano de saúde, para descobrir se seu convênio médico cobre cirurgia bariátrica e em quais condições. Se mesmo assim, e diante dos documentos necessários, o plano de saúde negar a cobertura da cirurgia bariátrica, é possível recorrer à justiça.

Plano de saúde cobre cirurgia de retirada de excesso de pele?

Além disso, quando uma pessoa perde muito peso, talvez seja necessária fazer cirurgia reparadora de excesso de pele. Segundo o Rol de Coberturas da ANS, o procedimento de dermolipectomia ou abdominoplastia é uma cobertura obrigatória, indicada quando o paciente apresenta abdome em avental decorrente de grande perda de peso ou apresenta uma ou mais complicações como candidíase de repetição, infecções bacterianas por atrito, odor fétido ou hérnias.

Resumindo, é importante conhecer todas as coberturas do seu plano de saúde para buscar seus direitos. Caso o plano de saúde cubra a cirurgia bariátrica e você tenha a justificativa médica e mesmo assim, o convênio médico se negue a autorizar a cirurgia de redução do estômago, você pode recorrer à justiça.

Como escolher o melhor plano de saúde?

Para quem busca por um bom plano de saúde, entre no site da Rotta Seguros e converse com um corretor de plano de saúde. Além de verificar preço do convênio médico, qual o plano de saúde mais baratomelhores coberturas dos planos de saúde, consulte também sobre os benefícios do convênio médico e rede credenciada.

Lá também é possível fazer uma simulação online de plano de saúde e solicitar uma cotação de plano de saúde.


Deixe um Comentário



WhatsApp WhatsApp