AFINAL, QUEM CONTRATA O SEGURO TRANSPORTE?

8 de agosto de 2018

Seguro de Carga

Para o profissional de logística e distribuição, garantir a segurança de uma carga é fundamental. São analisados muitos fatores, mas o mais importante é a contratação de um bom seguro transporte. É o seguro de carga que vai garantir que qualquer imprevisto seja coberto, proporcionando tranquilidade ao proprietário da carga.

Esse tema pode parecer complexo para algumas pessoas. Existem muitas dúvidas sobre de quem é a responsabilidade e quem deve contratar o seguro transporte, o transportador ou o dono da carga. Mas como veremos a seguir, não há nada de complicado nessa questão.

Quando se trata de transporte de mercadorias, existem basicamente dois tipos de seguros. O seguro de transporte e o seguro de responsabilidade civil transportador rodoviário de carga (Seguro RCTR-C).

O seguro de transporte deve ser contratado pelo proprietário da carga. Esse seguro transporte é obrigatório por lei para pessoas jurídicas, mas é facultativo para pessoas físicas. No caso da não obrigatoriedade do seguro de transporte para pessoas físicas, deve haver essa preocupação para evitar transtornos, surpresas e prejuízos. Pode ser feito tanto por quem vendeu como por quem comprou, vai depender dos termos acordados no momento do fechamento do negócio. Esse seguro transporte se divide em duas categorias, seguro transporte nacional e seguro transporte internacional. O nacional é feito em terras brasileiras e o internacional serve tanto para importação, quanto para exportação.

Já o seguro de responsabilidade civil rodoviário de carga (Seguro RCTR-C) é feito pelo transportador e também é obrigatório. É de responsabilidade de quem fornece o transporte.

A grande diferença entre os dois tipos de seguro transporte são o motivo: o proprietário da carga contrata pensando na cobertura de propriedade dos seus bens. Já a transportadora se protege quanto à responsabilidade pela operação de transporte.

Agora não tem porque ter dúvidas, são dois tipos diferentes de seguro, mas ambos importantes e obrigatórios. Cada um possui suas características, coberturas e finalidades, que podem variar pelo meio de transporte, como terrestre, aéreo, fluvial, marítimo ou ferroviário.

Durante uma operação de transporte, pode haver roubos de carga, acidentes e uma infinidade de outros riscos. São situações que podem afetar até uma cadeia de distribuição, comprometendo prazos e contratos, por isso é tão importante fazer o seguro de carga.

Existem diversos tipos de coberturas e garantias diferentes para cada tipo de serviço. É fundamental que a contratação do seu seguro de transporte seja feita com a orientação de um profissional experiente e especializado, para evitar contratempos de última hora e garantir sua tranquilidade. Entre no site da Rotta Seguros e faça uma simulação online. Contrate seu seguro transporte com quem entende do assunto e tenha total segurança.


Deixe um Comentário



Open chat