Desmanches Ilegais em SP, o Terror dos Motoristas

5 de julho de 2017

Seguro Auto

Praticamente impossível encontrar em São Paulo alguém que nunca tenha sido assaltado, roubado ou furtado, ou que pelo menos conheça quem não tenha passado por isso. Ainda mais quando se trata de dono de carro. Furto e roubo de carro em sp é uma realidade. Aqui, quem compra um carro, automaticamente pensa em contratar um seguro auto, pois quem mora em São Paulo não brinca com a sorte.

A cada 3 minutos um veículo é roubado em São Paulo, a capital brasileira do roubo de carros. Só em 2016, foram 82.830 carros roubados, quase 226 por dia. Boa parte desses carros é levada para desmanches ilegais em SP, que funcionam a céu aberto.

Muita gente pensa que por se tratar de algo ilegal, um desmanche de carros funcionaria somente em lugares escuros, isolados e escondidos. Nada disso, os bandidos estão cada vez mais ousados. Em São Paulo, existem desmanches funcionando em plena rua, a céu aberto, no meio do mato. Eles roubam ou furtam os veículos, retiram todas as peças para revenda em desmanches ilegais, depois queimam ou descartam as carcaças em ruas ou terrenos abandonados.

Não é justo para quem trabalha e se esforça tanto para ter suas coisas. Mais que isso, ter um carro é uma necessidade, muita gente usa o carro como meio de trabalho. Ter um seguro de carro em sp é algo quase obrigatório e a questão do custo seguro de carro sempre preocupa. No ano passado, os roubos e furtos de carros em sp aumentaram em 25%. Do total, a polícia recuperou boa parte, mas a maioria desapareceu.

Ter um veículo mais comum nas ruas não ajuda tanto na segurança quanto se imagina. O carro mais roubado de 2016 foi o Fiat Palio, seguido por Volkswagen Gol e Fiat Uno. Quase metade dos carros roubados era de modelos fabricados entre 2010 e 2013. Em seguida, os automóveis mais roubados são os mais novos, feitos entre 2014 e 2017, com 22,31%. O restante são veículos são os fabricados de 2009 para trás, com um índice cada vez menor. Carros na cor prata ou preto são os mais visados para roubo de carros, representando a metade do total.  Em seguida os carros mais roubados são os brancos, cinzas e vermelhos.

Segundo dados da Polícia Civil, a Zona Leste de São Paulo é campeã em roubos e furtos de carros. Os bairros preferidos são Itaquera, São Mateus, Guaianazes, Itaim Paulista, Tatuapé, Vila Prudente e Penha. O período entre fim de tarde e noite é o mais perigoso, com quase 40% dos casos. As ruas mais visadas são as próximas de metrô, shoppings, faculdades, vias extensas, de grande circulação de veículos e de fuga rápida.

Estacionar o veículo em vagas fechadas ajuda para conseguir um menor preço seguro de carro. Quanto menos seu carro for exposto a riscos, maior a chance de conseguir um seguro de carro barato. As seguradoras de carro como a Porto Seguro Veículos premiam seus clientes com bônus e descontos. A Porto Seguro Auto pode variar os descontos entre 8,2% e 36%, fique atento e aproveite.

Equipamentos simples como travas e alarmes de carro, que inibem o roubo, não costumam gerar descontos. Mas rastreadores de carro via satélite, que podem gerar um abatimento em torno de 20% do valor. Escolha o seguro auto de acordo com seu orçamento. Faça uma simulação online de seguro de carro, no site da Rotta Seguros.

Devido à eficiência de alarmes e travas de segurança, em muitos roubos e furtos de carros os bandidos quebram os vidros, mas não levam nada. Especialistas em segurança recomendam ao motorista do carro evitar deixar bolsas, mochilas e outros pertences à mostra no veículo. Os itens mais furtados de dentro dos carros são respectivamente bolsa, estepe, aparelhos de som, objetos pessoais e telefones celulares. Tente guardar no porta-malas, porta-luvas ou esconder embaixo dos bancos e ficar atento quanto ao local onde o carro ficará estacionado, principalmente nas regiões mais visadas. Para evitar furtos de estepes, uma boa ideia é investir em proteção extra, como trava antifurto.

Confira abaixo os 10 carros mais roubados em São Paulo em 2016:

Posição – Modelo

1º – Fiat Palio
2º – Volkswagen Gol
3º – Fiat Uno
4º – Ford Fiesta
5º – Volkswagen Fox
6º – Chevrolet Celta
7º – Volkswagen Voyage
8º – Fiat Siena
9º – Chevrolet Corsa
10º – Fiat Strada


Deixe um Comentário



Open chat