Economize no Seguro de Carga

seguro_de_carga_valor

28 de junho de 2020

Seguro de Carga

 

Economize no Seguro de Carga

Dicas Preciosas para economizar muito dinheiro

Na hora de fazer um Seguro de Carga é bastante comum que a responsabilidade da contratação fique a cargo do Transportador, que já repassa esse valor junto com o custo final do frete. Além do Seguro de Transporte de Carga ser um serviço obrigatório por lei, trata-se também de um investimento, pois previne prejuízos a todos durante o transporte das mercadorias.

Devido a escassa fiscalização das autoridades, nem todas as transportadoras avisam os clientes sobre a não contratação do seguro de transporte de carga, com o intuito de baixar o preço e conseguir fechar o frete com o cliente.

Diante desse cenário e para maior garantia contra os riscos de roubo e acidentes, recomendo sempre que sua empresa que é a proprietária carga tenha sua própria apólice de seguro e que escolha uma Corretora de Seguros Especialista nesse segmento.

Essa medida irá te proporcionar mais segurança ao tranportar a carga. Conforme o tipo de carga, percurso e atividade da companhia, o embarcador pode conseguir uma economia considerável no seu Seguro de Transporte de Carga.

Além de garantir pessoalmente que não pagará a mais por um risco de carga que não é seu, o dono da mercadoria consegue avaliar o custo de acordo com a sua disposição em assumir ou transferir riscos. Isso se chama gerenciamento de risco, e pode ser uma vantagem durante a negociação.

Muitas pessoas pensam que o dinheiro gasto com seguro de carga é dinheiro jogado fora. A verdade é que ninguém quer usar um seguro, mas quando o pior acontece, todos ficam aliviados por ter feito um.

Existem casos de empresas que fecharam as portas e faliram após ocorrer sinistro de roubo ou acidente com a carga e por não terem feito seguro.

Acidentes e imprevistos acontecem quando menos se espera e ninguém merece passar por isso, sem ao menos ter um bom seguro de carga.

Existem no mercado três tipos de apólices de seguro de transporte de carga.

1° Tipo = Apólices avulsas de carga:
Que podem ser usadas somente pelos donos da mercadoria e são específicas para uma operação, que normalmente duram poucos dias.

2° Tipo = Apólices simplificadas de carga
Normalmente possuem vigências anuais e são pagas com antecedência.

3° Tipo = Apólices abertas de carga ou apólices de averbação
A melhor escolha para os Transportadores, pois além de pagar somente depois do risco decorrido, de acordo com o número de embarques e valores dos CTE e Notas Fiscais da listagem das mercadorias transportadas.

O nome técnico dado a esse seguro por averbação é de RCTR C que é a apólice de Transportadora que irá cobrir basicamente acidentes e apólice RCF DC que é a apólice que irá cobrir basicamente roubo de carga.

Caso você deseje saber mais sobre essa modalidade de seguro basta clicar nos links abaixo:

 

A obrigatoriedade desse seguro existe por uma razão. Se não fosse pelo Seguro de Transporte de Carga, as pessoas que se previnem dos riscos estariam pagando um valor muito mais alto, por aqueles que iriam preferir o risco. Em caso de sinistro, a carga só seria paga uma vez, mas a seguradora do embarcador cobraria a responsabilidade civil de quem cometeu o sinistro, por isso é muito importante ter o seguro do transportador.

 

Dicas para Economizar no Seguro de Carga

 

Prevenir é praticar Gerenciamento de Riscos de Carga

Quando se fala em Gerenciamento de Risco muitas pessoas pensam somente em roubo de carga, mas esse sinistro representa apenas 9% das ocorrências no Brasil.

Os outros 91% estão divididos entre queda de mercadoria, molhadura, extravio de carga, faltas, colisões, tombamentos, avarias durante o transporte e avarias da carga.

Além da importância da prevenção contra grandes prejuízos, você irá ganhar créditos com as seguradoras, o que também ajuda a economizar no valor do seguro de transporte.

Conheça 02 empresas que são muito reconhecidas quando o assunto é gerenciamento de risco de carga:

 

 

Você consulta o cadastro de seus Motoristas?

Ter um bom histórico com as seguradoras, com ficha limpa, significa maior chance de acionar o seguro e isso pode ajudar na redução do valor do seguro de transporte de carga.

 

Economize no seguro carga embarcando para regiões de menor risco 

Essa dica é para quem tem contratos longos. De repente, as regiões onde sua empresa faz mais entregas mudaram. É importante avaliar as novas regiões, talvez exista uma oportunidade de rever a apólice e baixar a taxa, pois as regiões são calculadas pelo risco de acidentes ou roubos de carga.

 

Economize no seguro de transporte embarcando mercadorias menos visadas

O tipo de carga transportada faz toda a diferença, pois existem algumas cargas mais visadas que outras.

 

Cuidado com o valor de cobertura previsto em sua apólice de carga

Essa dica é para quem faz contratos longos já que na hora de definir o valor médio das cargas que você transporta, seja bastante preciso e explique sobre exceções com valores mais altos, para não acabar aumentando muito o valor que você irá pagar por esse seguro.

Quando ocorrer da carga ser mais cara que o limite previsto em sua apólice, avise seu corretor com o máximo de antecedência, ele fará o pedido de embarque com valor acima do limite, a seguradora normalmente avalia rapidamente o pedido e aprova o embarque com cobertura para o valor total.

 

Economize e negocie com sua Seguradora e Corretora

À medida em que o número de embarques de sua empresa ou transportadora aumenta seu poder de negociação aumenta também, converse com seu corretor e se não houver sinistros, é possível sim reduzir as taxas e os valores mínimos mensais de pagamento.

 

Saiba mais sobre Seguro de Carga para Transportadoras e assista nossos vídeos:

 

 

 

 

 

 

 


Deixe um Comentário



WhatsApp WhatsApp