Gerenciamento de Risco para Seguro de Transporte de Carga

20 de setembro de 2018

Seguro de Carga

O que é Gerenciamento de Risco?

O gerenciamento de risco em transporte de carga antecipa as possibilidades de todas as etapas da operação do transporte de cargas. A importância do gerenciamento de riscos é enorme, já que através da análise de risco da movimentação de carga é possível desenvolver ações para minimizar possíveis sinistros, falhas e danos.

A gestão logística de transporte de cargas engloba diversos pontos. Devido ao alto número de ocorrências de roubos e furtos, algumas regiões são consideradas verdadeiros desafios para entregas. Além disso, algumas cargas são mais visadas que outras, criando maiores riscos para a entrega.

Gerenciamento de risco para seguro de transporte de carga

No gerenciamento de risco para seguro de transporte de carga são analisadas todas as informações que possam minimizar futuros prejuízos, do início do percurso ao destino final, rodovias a serem utilizadas, locais seguros para paradas, tempo de viagem entre outros assuntos.

Existem diversas empresas no Brasil especializadas nesse serviço de Gerenciamento de Risco. Basicamente existem 02 principais serviços realizados por essas empresas, sendo Consulta ao Cadastro de Motoristas, Ajudantes e Veículos e o outro serviço de Monitoramento de Carga.

A demanda pelo serviço de gestão de riscos de transporte de cargas é crescente, visando redução do número de sinistros e dos prejuízos, tanto para o embarcador dono da mercadoria, quanto para os transportadores.

Se o Embarcador que o dono da mercadoria ou a Transportadora possuir seguro de carga, aSeguradora contratada poderá elaborar um plano de gerenciamento de riscospara a realização dos transportes, oferecendo estratégias preventivas de segurança no transporte de cargas. O gerenciamento de risco para seguro de transporte de carga permite que as transportadoras consigam identificar, administrar e prevenir os riscos inerentes à atividade.

Gerenciamento de risco de transporte

No gerenciamento de risco de transporte são considerados além dos trajetos percorridos, os tipos de cargas, tipos de veículos utilizados, profissionais, valores envolvidos, condições de armazenagem, risco operacional, tempo estimado para a viagem, entre outras questões.

As empresas de Gerenciamento de Risco comparam essas informações com dados, como incidência de roubos e desvios por mercadoria, de acordo com regiões específicas, condições das estradas e modo de agir das quadrilhas em transporte de risco. Todas essas informações determinam a logística de transporte de carga, com ações para minimizar prejuízos, diminuir número de ocorrências e garantir mais eficiência nas entregas.

No serviço de gerenciamento de risco para seguro de transporte de carga, normalmente as seguradoras pedem averiguação de antecedentes dos profissionais envolvidos, utilização de escolta armada, orientações sobre as condições em que o transporte será realizado, rastreamento por sistema de satélite, restrições no esquema de horários e locais de parada, entre outras ações. É importante que todas as pessoas envolvidas na logística tenham plena consciência sobre seu papel no plano do gerenciamento de cargas, para garantir seu cumprimento e minimizar os riscos de prejuízos durante um eventual sinistro.

O gerenciamento de risco para seguro de transporte de carga é uma ferramenta essencial para as empresas que buscam se sobressair no segmento de transporte de cargas.


Deixe um Comentário



Open chat