ITENS DE COBERTURA DO SEGURO DE TRANSPORTE DE CARGA

30 de agosto de 2018

Seguro de Carga

Quem trabalha com transporte de carga sabe que é um serviço que envolve diversos riscos. Por isso, é importante conhecer os itens de cobertura do seguro de transporte de carga para avaliar todas as possibilidades.

Nem sempre uma apólice de seguro de carga está formalizada com as coberturas ideais para determinados tipos de operações. A pior parte é só descobrir isso quando ocorrer um sinistro, quando já é tarde demais e o prejuízo é iminente.

A melhor forma de se proteger é contratar uma corretora responsável com ampla experiência no mercado, como a Rotta Seguros. Dessa forma, você terá toda a assistência necessária para receber a melhor proposta que englobe suas necessidades.

No segmento de transporte de cargas, as apólices são compostas por coberturas básicas e coberturas adicionais. É muito importante conhecer os itens de cobertura do seguro de transporte de carga para se certificar de que seu seguro está de acordo com sua operação. Nada pode ser mais frustrante do que acreditar estar protegido, mas na hora da emergência, descobrir que não está. Para quem já possui uma apólice, recomendamos que seja feita uma avaliação para saber se o seu seguro transporte o protege completamente.

Cobertura Cargas Excepcionais

– esta cobertura se aplica ao transporte de produtos ou equipamentos de grandes dimensões, que excedem alguns padrões e pedem veículos especiais. Pela delicadeza e tecnicidade da operação, esse tipo de transporte de carga exige uma cobertura específica.

Cobertura Contra Avarias

Uma das coberturas mais importantes protege contra danos parciais ou totais das cargas durante o transporte, sem que exista acidente com o meio transportador.

Cobertura para Contêineres

Essa cobertura cobre eventuais danos aos contêineres, que exigem operações adequadas tanto para seu transporte quanto para seu manuseio.

Cobertura para Impostos Suspensos ou Benefícios Internos

Para processos de importação e exportação, essa cobertura cobre riscos do trajeto em portos, aeroportos e fronteiras. Abrange prejuízos fiscais e tributários em caso da não concretização do processo de importação/exportação.

Cobertura para Limpeza de Pista

Não muito conhecida, essa cobertura foi feita para casos de acidentes que causem derramamento da carga na pista, comum em casos de tombamento. Cobre despesas com limpeza, recolhimento e descarte de cargas.

Cobertura para Operação de Carga, Descarga e Içamento

Essa cobertura protege um dos momentos mais delicados do transporte de cargas, que é o momento da carga, descarga ou içamento de mercadorias, onde o risco de dano é grande. É importante para mercadorias de maior porte e sensíveis. Também cobre riscos para coletas ou entregas em locais de difícil acesso.

Cobertura para Percurso Rodo-Fluvial

Essa cobertura é específica para quem utiliza os dois meios de transporte para a mesma carga. Cobre prejuízos tanto para transportes rodoviários quanto transportes fluviais.

Essas são somente algumas coberturas das apólices dos seguros de transporte de cargas. Lembrando que, devido à diversidade de situações, tipos de cargas e modalidades de transportes, o ideal é conversar com um corretor especializado para uma avaliação personalizada do seu negócio. É importante conhecer bem as necessidades específicas da sua empresa para se certificar que todas estão inclusas na apólice do seguro de carga. Entre agora mesmo no site da Rotta Seguros para uma simulação online de seguro de transporte de cargas.


Deixe um Comentário



Open chat