Por que Transportadoras e Embarcadores devem fazer Gestão de Riscos de Cargas?

3 de outubro de 2018

Seguro de Carga

Para quem tem dúvidas sobre o que é gerenciamento de risco para transporte de cargas,trata-se do planejamento de todas as etapas e riscos operacionais. Através do uso de tecnologia e de todos os recursos disponíveis, é possível organizar a logística de transporte de carga, como armazenamento, movimentação, transporte e distribuição, minimizando possíveis prejuízos.

Mais que a metade da movimentação de carga no Brasil é feita por transporte rodoviário. O caminhoneiro brasileiro devia ser considerado um verdadeiro herói, diante de todo risco operacional para exercer seu trabalho. Os poucos investimentos do governo na conservação das estradas refletem diretamente nos custos de manutenção dos caminhões; a violência crescente nas rodovias elevam os números de roubos de cargas;além do baixo retorno financeiro gerado pela defasagem nos valores dos fretes e aumento nos preços dos combustíveis. Todos esses fatores impactam nos resultados das transportadoras, exigindo aumento da margem de lucro.

Diante de tantos obstáculos, o gerenciamento de riscos no transporte de cargas para transportadores e embarcadores, torna-se fundamental para a sobrevivência das empresas do setor.

A importância do Gerenciamento de Riscos 

Se uma empresa possui inteligência logística para rastreamento de carga, as possibilidades de interceptação e localização do veículo são muito maiores. Os frequentes roubos de carga podem levar uma empresa ao colapso financeiro, especialmente considerando a possível perda de credibilidade no mercado. Extravios e avarias no transporte de cargas também podem manchar a imagem da transportadora de forma irreparável. E por fim, não conhecer a legislação do transporte de cargas resulta em multas e apreensões das mercadorias ou do próprio caminhão.

O gerenciamento de risco em transporte de carga trabalha todas essas variáveis com o intuito de reduzir as possibilidades de ocorrências que impactam nos resultados financeiros. Fazer essa gestão de riscos pode definir sucesso ou estagnação do setor.

Para obter um gerenciamento de riscos eficiente, o ideal é ter um controle eletrônico de cargas, pedidos de frete e da manutenção da frota fazendo uso de inteligência embarcada para monitoramento à distânciamapeamento das cargas. É preciso haver um estudo de gerenciamento de risco em transporte de cargas específico para cada cliente, pois cada caso apresenta riscos diferentes para serem controlados.

O objetivo primordial do trabalho de gerenciamento de riscos é evitar o sinistro, porém, em alguns casos, apesar de todas as medidas de segurança tomadas, os problemas ainda podem acontecer. Neste momento, é de vital importância ter as devidas apólices do seguro de transporte de cargas para transportadores e seguro de transporte de carga para embarcadores.

gerenciamento de risco para seguro de transporte de carga limita prejuízos e garante continuidade nas operações da empresa.

Também é importante a análise de risco da movimentação de carga, com avaliação de resultados, necessários ajustes às necessidades de cada cliente e estratégias preventivas de segurança no transporte de cargas.

Um bom motorista de caminhão vale ouro


No gerenciamento de risco de transporte também entra o reconhecimento ao verdadeiro profissional do transporte. Poder contar com um profissional capacitado e que conhece bem o seu ofício, significa evitar futuras dores de cabeça, como gastos extras desnecessários, mau comportamento ou não cumprimento de orientações. No plano de gerenciamento de riscos, é importante oferecer apoio e infraestrutura a essa categoria. Sempre que uma nova ferramenta, prática ou metodologia for adquirida na sua empresa de transportes, atualize seus colaboradores por meio de cursos de capacitação. Assim, evita prejuízos, riscos de sinistros durante o transporte da carga e processos por acidentes de trabalho.

Todos esses fatores explicam por que transportadores e embarcadores devem fazer gestão de riscos de cargas. Entre no site da Rotta Seguros e contate um corretor agora mesmo.


Deixe um Comentário



Open chat