Seguro Fiança

A Rotta Seguros oferece as melhores soluções para a realização do seguro fiança e opera com as melhores seguradoras do mercado.

O que é seguro fiança?

O seguro fiança é uma modalidade de garantia para contratos de alugueis.

Conhecido também como seguro aluguel, o seguro fiança locatícia garante ao proprietário do imóvel o recebimento dos alugueis e encargos em caso de não pagamento pelo inquilino.

Aluguel sem fiador é muito prático pois dispensa a figura do fiador e do deposito caução.

Quem paga esse seguro normalmente é o inquilino, mas pode ocorrer também de o proprietário pagar o seguro e cobrar posteriormente do inquilino juntamente com o aluguel, condomínio e IPTU.

Inclusive, sempre que possível nós recomendamos ao proprietário pagar esse seguro fiança locatícia antecipadamente e cobrar do inquilino depois, pois dessa forma evita-se que a apólice possa cancelar por falta de pagamento.

 

Como funciona o seguro fiança locatícia?

. Primeiro: Após o inquilino encontrar o imóvel que deseja alugar, a imobiliária ou proprietário irão informar sobre a garantia do aluguel ser seguro fiança locatícia.

. Segundo: Inquilino, proprietário ou imobiliária irão a Rotta Corretora de Seguros para que realize a análise cadastral do inquilino através do preenchimento do questionário e entregar os documentos necessários.

. Terceiro: Aprovado o cadastro do inquilino, a Rotta Corretora de Seguros o irá calcular a simulação do valor do seguro fiança locatícia de acordo com o valor do aluguel, condomínio, IPTU e demais coberturas caso sejam exigidas pelo proprietário.

. Quarto: Se o inquilino estiver de acordo com o valor do seguro de fiança locatícia, já é possível solicitar para a Rotta Corretora de Seguros emita a proposta de seguro de fiança locatícia. A imobiliária ou proprietário farão o contrato de aluguel para que as partes, proprietário e inquilino assinem com as devidas firmas reconhecidas.

. Quinto: Com o contrato de aluguel assinado pelas partes, o mesmo será enviado para seguradora emitir a apólice e fazer as cobranças do valor do seguro aluguel.

 

Benefícios aos Proprietários de Imóveis

A vantagem do seguro fiança locatícia para o proprietário é que o fiador será substituído pela seguradora, e com isso o proprietário terá maior segurança de recebimento dos alugueis e encargos caso o inquilino não pagar.

Além dos alugueis, outras coberturas poderão ser contratadas e adicionadas a apólice de seguro fiança locatícia como, condomínio, IPTU, água, luz, gás, danos ao imóvel, multa por rescisão e pintura interna e externa sendo essa externa permitida somente para casas.

Com o seguro fiança locatícia o proprietário não irá correr o risco de ter fiadores profissionais que são considerados de alto risco já que garantem inúmeros inquilinos em vários alugueis.

O seguro fiança locatícia é melhor que o depósito caução dos 03 alugueis, pois, esse valor pode ser insuficiente para saldar a dívida do inquilino em caso de ação judicial de despejo.

 

Benefícios para os Inquilinos

Não haverá necessidade de realizar o depósito caução que normalmente são equivalentes a 03 alugueis.

Não haverá necessidade de apresentar fiador, apresentar fiador para muitos inquilinos pode ser motivo de constrangimento ter que pedir algo dessa natureza para amigos ou familiares.

Nas renovações de seguro é possível negociar descontos no valor do seguro.

Com a apólice de seguro fiança locatícia algumas seguradoras oferecem gratuitamente serviços ao imóvel como eletricista, encanador, chaveiro e outros.

 

Benefícios para os Imobiliárias

Toda a análise de cadastro do inquilino que a imobiliária costuma fazer poderá ser dispensada, já que a seguradora fica responsável por essa análise.

Aprovar um cadastro de inquilino é um risco para a imobiliária, risco esse que passará a não mais existir.

Redução do tempo de trabalho e custo de mão de obra da imobiliária com essa analise cadastral.

A renovação da apólice de seguro aluguel é garantida.

 

Coberturas e Seguradoras

Abaixo temos a lista das seguradoras que operam ou já operaram no passado com seguro fiança locatícia:

. Seguro Fiança Porto Seguro
. Seguro Fiança Mapfre
. Seguro fiança Bradesco
. Seguro fiança Tókio Marine
. Seguro fiança Mutual

Seguro Fiança Porto Seguro

A cobertura “básica” garante
Aluguel: até 30 vezes informado na apólice.
Multa moratória: até 30 vezes informado na apólice.

Sobre as “demais coberturas” opcionais

Condomínio: até 30 vezes o valor informado na apólice.
IPTU: até 30 vezes o valor informado na apólice.
Água: até 06 vezes o valor informado na apólice.
Luz: até 06 vezes o valor informado na apólice.
Gás: até 06 vezes o valor informado na apólice.
Danos ao imóvel: até 06 vezes o valor informado na apólice.
Pintura Interna: até 03 vezes o valor informado na apólice.
Pintura Externa: até 03 vezes o valor informado na apólice.
Multa por rescisão: até 03 vezes o valor informado na apólice.

 

Realize uma cotação de Seguro Fiança agora!