Tirando as Dúvidas Sobre o Seguro para Uber

5 de setembro de 2017

Seguro Auto

Rápido e prático, o Uber é um serviço de transporte solicitado via aplicativo de celular. Mesmo com a polêmica inicial criada com os taxistas, o tempo tem mostrado que é possível para esses dois serviços conviverem em harmonia. Cada vez mais popular, o Uber gera mais opções para seu consumidor chegar ao seu destino, fortalecendo a economia local das cidades, melhorando o transporte e tornando as ruas mais seguras.

Devido ao sucesso e alta demanda, outros aplicativos surgiram com um serviço similar, como Cabify e Will Go. A adesão de motoristas à esses aplicativos só aumenta, seja por mudança de profissão, aumento de renda ou uma opção ao desemprego. E para quem deseja trabalhar transportando passageiros pelas ruas da cidade, é importante estar ciente dos riscos e da importância de ter um seguro auto para Uber.

Para quem não sabe, a empresa Uber faz algumas exigências para quem quer ser motorista, como ter toda a documentação em dia, um aparelho de celular razoável para uso do aplicativo, um veículo mantido em constante limpeza, com no máximo três anos de uso e em perfeitas condições mecânicas. Outro investimento que precisa ser colocado na planilha é com relação à proteção e segurança.

No momento em que o motorista se cadastra no aplicativo, a Uber exige a contratação do Seguro de Acidentes Pessoais para Passageiros, também conhecido como Seguro APP. Importante para a proteção dos passageiros, esse seguro tem cobertura mínima de R$50.000 por pessoa e indenização de acidentes que causem despesas médicas, invalidez total/parcial e morte.Além desse seguro obrigatório de Uber, o motorista pode contratar outras coberturas para proteger o carro e a si mesmo, como veremos a seguir.

O seguro com cobertura compreensiva ou cobertura total, que engloba seguro contra roubo, furto e colisões com perda total ou parcial, não é obrigatório pela Uber, mas é bastante recomendado, ainda mais considerando o uso diário e constante do veículo em uma cidade movimentada como a nossa.

Outro importante seguro para Uber é o Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF), popularmente conhecido como seguro de cobertura de terceiros. Esse seguro cobre situações que envolvem batidas em outros carros, risco normal e diário para quem usa o carro todos os dias como instrumento de trabalho.

Na hora de fazer a cotação do Seguro do Uber, seu caso necessitará de uma análise diferente feita pela seguradora. Não orce seu seguro de carro como se fosse um seguro normal, pois seu carro circulará por mais tempo pela cidade, em trajetos não escolhidos pelo motorista, ou seja, mais exposto a riscos. É muito importante que a seguradora saiba sobre o uso do carro para fins comerciais e transporte de passageiros, não vale mentir nessa hora. Em caso de sinistro de colisão, roubos, furtos, incêndio e enchentes, o motorista poderá enfrentar problemas para receber a indenização, caso fique comprovado que o carro estava sendo usado como Uber e que essa informação não foi passada para a seguradora.

Para quem já possui seguro de carro normal e depois começa a trabalhar com Uber, a primeira coisa a fazer é verificar se sua seguradora aceita o enquadramento como Uber. Como nem todas aceitam, talvez você tenha que cancelar seu seguro e trocar de operadora. Caso aceite, será feito um endosso no seu atual seguro de carro, ou seja, uma atualização da apólice. Haverá alteração no valor, mas você estará protegido.

Um motorista parceiro do aplicativo com o seguro Uber completo sabe que esse é um investimento que vale a pena. Em caso de batida, o seguro cobre o conserto e fornece um outro automóvel de locadora para que o motorista continue trabalhando e não tenha prejuízos.

Entre as operadoras que já apostam no seguro para Uber estão: a Porto Seguro Seguradora, a principal na categoria seguro auto; a Bradesco Seguros, a maior seguradora do Brasil em número de segurados e a mais lembrada pelos consumidores; a Mapfre Seguros, a maior seguradora de patrimônio da América Latina; a Tokio Marine, primeira a investir no Uber e a 9ª maior seguradora do Brasil; e a SulAmérica, o maior grupo segurador independente do país.

Vale a pena investir em um seguro Uber na Rotta Seguros.

Faça já sua cotação online e trabalhe com mais proteção e tranquilidade!

 


Deixe um Comentário



WhatsApp WhatsApp